Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso deve suspender vacinação contra febre aftosa em quatro anos

Durante encontro da Cosalfa, Ministério da Agricultura apresentou plano para retirada da vacina em todo o país

Mato Grosso deve ser um estado livre de vacinação contra a febre aftosa até 2021. Segundo a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), este prazo foi anunciado durante o seminário internacional da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizado em Pirenópolis, em Goiás. Para o diretor-técnico da Acrimat, Francisco De Sales de Manzi, a retirada da vacina é um caminho sem volta. 

O Ministério da Agricultura apresentou, durante o encontro da Cosalfa, o plano para retirada da vacina em todo o País. Segundo a Acrimat, os primeiros Estados a extinguirem a vacinação serão Acre e Rondônia, em 2019.

Em 2020 está prevista a retirada da vacina no Amazonas, Pará, Amapá e Roraima e Nordeste, com exceção de Sergipe e da Bahia. Em 2021 encerra a imunização no Centro-Oeste e Sudeste, Bahia, Sergipe e Paraná. Rio Grande do Sul e Santa Catarina também param de imunizar o rebanho em 2021.

“Mato Grosso está há 21 anos sem registro da doença e a América do Sul está desde 2006. Chegamos ao ponto que temos a confiança, agora é preciso planejamento”, disse Manzi. 

Sair da versão mobile