Mato Grosso imuniza animais menores de 24 meses contra aftosa

Até o dia 31 de maio, a expectativa é de imunizar 11 milhões de bovinos e búfalosA 1ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso será realizada no mês de maio. Até o dia 31, a expectativa é de imunizar 11 milhões de bovinos e búfalos menores de 24 meses.

? Essa é a faixa etária em que o animal está mais suscetível à doença, por isso é de extrema importância que os produtores vacinem o rebanho nas 100 mil propriedades ? enfatiza o chefe do Serviço de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso, Ênio Martins.

A vacinação será assistida pelo serviço oficial para proteger o rebanho mato-grossense da doença nas propriedades localizadas na faixa de até 15 quilômetros da fronteira com a Bolívia. Para os animais do baixo pantanal, nos municípios de Barão de Melgaço, Cáceres, Itiquira, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger, a campanha será em novembro.

Médicos veterinários vão esclarecer as principais dúvidas dos produtores em programas de rádio. A declaração da vacina deve ser entregue até 11 de junho em uma das 138 unidades veterinárias locais.

Na etapa de 2009, foram vacinados 99,72% dos animais menores de dois anos. Em novembro, 99,82% dos bovinos e bubalinos foram imunizados.