Mato Grosso do Sul antecipa segunda etapa de vacinação contra aftosa

Período de imunização vai de 20 de outubro a 20 de novembroMato Grosso do Sul vai antecipar em 10 dias a segunda etapa de vacinação contra febre aftosa. A mudança vai permitir o aumento das fiscalizações da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), e possibilitar que o órgão dê atenção total nos trabalhos de imunicação na Zona de Alta Vigilância Sanitária, junto à fronteira do país.

Este ano o período de imunização na região do planalto do Estado vai de 20 de outubro a 20 de novembro. Já para os criadores do Pantanal que optaram em vacinar o rebanho nesta etapa, o prazo é um pouco maior: até 5 de dezembro.

A mudança levou em conta dois fatores. Um deles foi antecipar os trabalhos para evitar o período de chuva, o que facilita o manejo, e o outro foi estratégico, já que com a alteração será possível ampliar a presença dos técnicos da Iagro nos municípios da Zona de Alta Vigilância Sanitária, onde a vacinação começa mais tarde, no dia 20 de novembro. Assim como no ano passado, a imunização naquela região será feita em harmonia com o Paraguai, e será realizada pelos agentes do órgão, que doará as vacinas.

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, apenas 53% das propriedades da Zona de Alta Vigilância Sanitária tiveram acompanhamento dos técnicos durante a vacinação na etapa de novembro de 2007. A idéia agora é repetir o desempenho alcançado em maio deste ano, quando o acompanhamento foi total.

A previsão da Iagro é de que os custos operacionais com a campanha de vacinação em todo o Estado cheguem a R$ 2 milhões. A meta é repetir os bons números dos últimos anos, quando as médias de imunização ficaram próximas de 100% do rebanho.

? Historicamente os pecuaristas de Mato Grosso do Sul vacinam praticamente todo o rebanho do Estado, que sabem que isso é importante. A expectativa é repetir os bons desempenhos ? afirma Roberto Bacha, diretor-presidente da Iagro.