Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso do Sul antecipa segunda etapa de vacinação contra aftosa

Período de imunização vai de 20 de outubro a 20 de novembroMato Grosso do Sul vai antecipar em 10 dias a segunda etapa de vacinação contra febre aftosa. A mudança vai permitir o aumento das fiscalizações da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), e possibilitar que o órgão dê atenção total nos trabalhos de imunicação na Zona de Alta Vigilância Sanitária, junto à fronteira do país.

Este ano o período de imunização na região do planalto do Estado vai de 20 de outubro a 20 de novembro. Já para os criadores do Pantanal que optaram em vacinar o rebanho nesta etapa, o prazo é um pouco maior: até 5 de dezembro.

A mudança levou em conta dois fatores. Um deles foi antecipar os trabalhos para evitar o período de chuva, o que facilita o manejo, e o outro foi estratégico, já que com a alteração será possível ampliar a presença dos técnicos da Iagro nos municípios da Zona de Alta Vigilância Sanitária, onde a vacinação começa mais tarde, no dia 20 de novembro. Assim como no ano passado, a imunização naquela região será feita em harmonia com o Paraguai, e será realizada pelos agentes do órgão, que doará as vacinas.

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, apenas 53% das propriedades da Zona de Alta Vigilância Sanitária tiveram acompanhamento dos técnicos durante a vacinação na etapa de novembro de 2007. A idéia agora é repetir o desempenho alcançado em maio deste ano, quando o acompanhamento foi total.

A previsão da Iagro é de que os custos operacionais com a campanha de vacinação em todo o Estado cheguem a R$ 2 milhões. A meta é repetir os bons números dos últimos anos, quando as médias de imunização ficaram próximas de 100% do rebanho.

? Historicamente os pecuaristas de Mato Grosso do Sul vacinam praticamente todo o rebanho do Estado, que sabem que isso é importante. A expectativa é repetir os bons desempenhos ? afirma Roberto Bacha, diretor-presidente da Iagro.

Sair da versão mobile