Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso do Sul quer promover avanço da silvicultura para diversificar economia

Estado lançará plano para desenvolver florestas de forma sustentávelMato Grosso do Sul vai lançar plano para o desenvolvimento sustentável de florestas plantadas. O Estado, que possui a sétima maior área cultivada de florestas comerciais no Brasil, quer criar mecanismos para promover o avanço ainda maior da silvicultura, uma alternativa para diversificar a matriz econômica local.

A nova ordem na pequena propriedade onde Rodnei Odácio é capataz é diversificar. Três hectares foram destinados ao plantio de eucalipto, que em consórcio com o pasto, vão garantir duas fontes de renda para o produtor.

? O patrão optou por plantar eucalipto e manter o pequeno rebanho para poder ter renda com o gado e também com a venda de madeira ? explica.

A área ocupada por florestas plantadas em Mato Grosso do Sul cresce consideravelmente. Desde 2005 são cerca de 50 mil hectares por ano, e a expectativa do setor é fechar 2008 com 280 mil hectares cultivados com eucaliptos e pinus.

Parte deste avanço é resultado da chegada de indústrias de papel e celulose, que mesmo ainda em fase de implantação, principalmente na região leste do Estado, já aqueceram a silvicultura. Mas para que a expansão não fique restrita apenas a estes investimentos, lideranças do setor estão elaborando um plano de desenvolvimento, que deve apresentar entre outras medidas a garantia da segurança e da viabilidade de apostar nas florestas plantadas.

Um estudo sobre esse assunto foi apresentado nesta terça, dia 16, para produtores e empresários. Durante dois meses foram avaliadas as potencialidades da silvicultura em Mato Grosso do Sul. O diagnóstico revelou que o cultivo de florestas comerciais no Estado tem tudo para dar certo porque, além do clima favorável, quase 70% do solo ? 25 milhões de hectares ? é adequado para o plantio de florestas.

Essas informações vão ajudar na elaboração do Plano Estadual para Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas, que deve ser lançado em 45 dias. O projeto pode garantir a expansão sustentável da atividade, reforçando a expectativa de que em 2015 a área ocupada por eucalipto e pinus em Mato Grosso do Sul seja de aproximadamente 600 mil hectares.

? O plano deve mostrar para o produtor que é seguro investir na silvicultura, mesmo sendo uma atividade no longo prazo ? explica o coordenador da Câmara Setorial de Florestas de Mato Grosso do Sul, Luiz Calvo Ramires Júnior.

Sair da versão mobile