Segundo o diretor de marketing da cooperativa, Weber Geradi, a área onde os animais vivem é muito grande e não sofre exploração, nem desmatamento.
? Ele está no habitat dele e preservado, essa é a grande sacada de fazer a criação da pecuária com o réptil, você tem a pecuária e o jacaré junto em uma área sustentável ? afirma Gerardi.
São produzidas na cooperativa cinco toneladas de carne de jacaré por mês. Mas até o produto chegar ao prato do cliente, existe um longo caminho que começa ainda na captura dos ovos. O trabalho é difícil, principalmente por se tratar de um animal predador e que exige cuidado dos criadores. A atividade é cansativa, arriscada e exige paciência
? No final de fevereiro nós levamos a equipe que faz o acompanhamento, que é registro oficial de foto posicionamento de satélite, para confrontar as informações do ano anterior. O jacaré que tem no pantanal hoje, tem em abundância e é possível fazer um manejo sustentável desses animais. Foi determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), junto com o grupo de pesquisadores, que 40% de ninhos da região, de acordo com o levantamento anual, poderiam ser retirados e 60% ainda continuariam na natureza ? disse Gerardi.
A cooperativa tem um espaço destinado à maternidade. Após o nascimento, os animais são divididos em tanques separados em um criatório. A alimentação é balanceada para que o animal fique no peso ideal, oito quilos é a pesagem perfeita para o abate. Durante dois anos, os animais são criados em cativeiros, sem muita movimentação, a musculatura não se desenvolve e o resultado para o consumidor é uma carne mais macia.
A cooperativa possui o Selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) que permite comercializar a carne em todo o território nacional. Os abates são feitos ao lado do criatório, um frigorífico foi construído com capacidade de abater 300 animais por dia. A higienização é outra etapa fundamental do processo de industrialização da carne de jacaré.
? Na entrada do setor é feita uma limpeza de botas e de mãos, esse procedimento é feito dentro de um bloqueio sanitário e todos os funcionários são treinados para a execução desse processo ? explica o médico veterinário, Alessandro Spíndola Bérgamo.
O Pantanal é a maior planície alagada do planeta, são 210 mil metros quadrados de terras e águas que abrigam um universo único de fauna e flora. Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revela que existem cerca de 22 milhões de jacarés no chamado reino das águas.
A natureza selvagem que ganha domínio e gera lucratividade também espalha a importância da consciência ambiental, a preservação.
Assista ao vídeo da matéria: