Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso tem primeira cooperativa de criação de jacarés

Entidade já conta com 20 associados e 13 fazendas cadastradas no EstadoA primeira cooperativa de criação de jacaré no Brasil já conta com 20 associados e 13 fazendas cadastradas em uma área total de 250 mil hectares no Pantanal de Mato Grosso. Os animais são predadores, mas garantes lucro para muitas pessoas e nas terras da cooperativa ficam sob o controle da mão humana.

Segundo o diretor de marketing da cooperativa, Weber Geradi, a área onde os animais vivem é muito grande e não sofre exploração, nem desmatamento.

? Ele está no habitat dele e preservado, essa é a grande sacada de fazer a criação da pecuária com o réptil, você tem a pecuária e o jacaré junto em uma área sustentável ? afirma Gerardi.

São produzidas na cooperativa cinco toneladas de carne de jacaré por mês. Mas até o produto chegar ao prato do cliente, existe um longo caminho que começa ainda na captura dos ovos. O trabalho é difícil, principalmente por se tratar de um animal predador e que exige cuidado dos criadores. A atividade é cansativa, arriscada e exige paciência

? No final de fevereiro nós levamos a equipe que faz o acompanhamento, que é registro oficial de foto posicionamento de satélite, para confrontar as informações do ano anterior. O jacaré que tem no pantanal hoje, tem em abundância e é possível fazer um manejo sustentável desses animais. Foi determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), junto com o grupo de pesquisadores, que 40% de ninhos da região, de acordo com o levantamento anual, poderiam ser retirados e 60% ainda continuariam na natureza ? disse Gerardi.

A cooperativa tem um espaço destinado à maternidade. Após o nascimento, os animais são divididos em tanques separados em um criatório. A alimentação é balanceada para que o animal fique no peso ideal, oito quilos é a pesagem perfeita para o abate. Durante dois anos, os animais são criados em cativeiros, sem muita movimentação, a musculatura não se desenvolve e o resultado para o consumidor é uma carne mais macia.

A cooperativa possui o Selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) que permite comercializar a carne em todo o território nacional. Os abates são feitos ao lado do criatório, um frigorífico foi construído com capacidade de abater 300 animais por dia. A higienização é outra etapa fundamental do processo de industrialização da carne de jacaré.

? Na entrada do setor é feita uma limpeza de botas e de mãos, esse procedimento é feito dentro de um bloqueio sanitário e todos os funcionários são treinados para a execução desse processo ? explica o médico veterinário, Alessandro Spíndola Bérgamo.

O Pantanal é a maior planície alagada do planeta, são 210 mil metros quadrados de terras e águas que abrigam um universo único de fauna e flora. Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revela que existem cerca de 22 milhões de jacarés no chamado reino das águas.

A natureza selvagem que ganha domínio e gera lucratividade também espalha a importância da consciência ambiental, a preservação.

Assista ao vídeo da matéria:

Sair da versão mobile