Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mato Grosso vacina 100 mil bovinos contra febre aftosa

Serão imunizados, em fevereiro, animais abaixo de 12 meses na zona de fronteira com a BolíviaOs produtores de Mato Grosso localizados na zona de fronteira com a Bolívia deverão imunizar os animais até 12 meses de idade contra a febre aftosa, a partir desta terça, 1° de fevereiro. A expectativa do Ministério da Agricultura é vacinar 100 mil animais nesta primeira etapa da campanha de 2011.

? A ação nesse local é importante para mantermos o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, cuidando para que esses animais jovens, considerados mais suscetíveis à doença, estejam devidamente imunizados ? informa a responsável pelo Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa na Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso, Ângela Vieira.

O lançamento oficial da campanha será nesta segunda, dia 31, no município de Cáceres. Na ocasião, técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) vão definir a estratégia de vacinação nas cerca de 600 propriedades localizadas em 15 km de fronteira com a Bolívia. Participam da campanha os municípios de Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade e Cáceres.

Em fevereiro de 2010, os produtores imunizaram 100% dos animais abaixo de um ano. Essa é uma vacinação oficial, realizada nas regiões de maior risco para a doença. A ação conta com o trabalho dos técnicos do órgão estadual e é supervisionada pelos fiscais da Superintendência Federal de Agricultura no Estado.

Além das propriedades matogrossenses localizadas na zona de fronteira com a Bolívia, durante o ano, participam da campanha as fazendas da Zona de Alta Vigilância (ZAV) de Mato Grosso do Sul, os 12 municípios da Calha do Rio Amazonas, o Amapá e as terras indígenas Raposa Serra do Sol e São Marcos, em Roraima.

Os produtores devem aplicar a dose da vacina até o dia 28 de fevereiro. O prazo para entrega da declaração nas unidades locais das regionais de Cáceres e Pontes e Lacerda é até 10 de março.

O estado de Mato Grosso destaca-se, na área animal, na produção de carne bovina. Na área vegetal, é reconhecido como produtor de soja, milho e algodão.

Classificação
Em dezembro de 2010, o Ministério da Agricultura reconheceu 15 municípios da Bahia e de Tocantins e parte de três municípios do Amazonas e Rondônia como livres de febre aftosa com vacinação.

Hoje, 15 unidades da federação são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (World Organisation for Animal Health – OIE) como livres de febre aftosa com vacinação: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Além disso, detêm esse status, a região Centro-Sul do Pará e os municípios de Guajará e Boca do Acre, no Amazonas.

O estado de Santa Catarina é reconhecido pela OIE como livre da doença sem vacinação. Em risco médio estão Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e a região Centro-Norte do Pará. Em alto risco estão Roraima, Amapá e as demais áreas do estado do Amazonas.

Sair da versão mobile