Haverá exposições nacionais de girolando, gir leiteiro e pardo-suíço, além de mostra estadual de holandês e torneio leiteiro de guzerá, indubrasil, simental e sindi. As inscrições devem ser realizadas junto às associações responsáveis por cada raça. As fêmeas girolando que participarão de torneiro leiteiro competirão de 1º a 4 de julho. Já na pista, os trabalhos de julgamento estão agendados para 3 a 7 de julho.
O número de leilões deve ser ampliado este ano, principalmente das raças girolando e gir leiteiro. A novidade para 2012 será a realização de pregões de pardo-suíço e de holandês. Haverá ainda shoppings de animais. No ano passado, foram realizados 13 leilões e cinco shoppings, gerando um faturamento de R$ 9 milhões com a comercialização de animais.
O público esperado pela organização da Megaleite é de mais de 50 mil pessoas. A feira terá ainda em sua programação fórum de debates, cursos, palestras e o projeto Giroleite, que mostra a estudantes de várias idades como funciona a cadeia produtiva do leite.