Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Megaleite 2014 pretende reunir 1400 animais em Minas Gerais

Maior feira de pecuária leiteira começa neste domingo, dia 13, em Uberaba (MG)Começa neste domingo, dia 13, a Megaleite 2014, em Uberaba, Minas Gerais. A maior feira de pecuária leiteira do país acontece até o dia 20 de julho, no Parque Fernando Costa. Os animais que vão participar dos leilões começaram a chegar no fim da semana e recebem cuidado especial, de trato e alimentação.

• Visite o site oficial do evento

– Tem que ter muito cuidado, capricho, porque como se diz, o leite entra pela boca, se o animal não tiver uma boa alimentação, não comer bem, não tem produção, não! – diz o preparador de animais para o Torneio Leiteiro, Everton Nogueira.

Já os encarregados das propriedades estão atentos a todos os detalhes que envolvam os animais escolhidos para a feira. José de Almeida é gerente do setor de leite de uma propriedade, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Do rebanho de cerca de 680 cabeças da raça girolando, foram selecionadas quatro para fazer parte do torneio leiteiro e 13 animais para os julgamentos em pista.

– Aqui estão os animais que a gente mostra o bom trabalho para o mundo, apresentando o que é a girolando. A dedicação é intensa, são vários itens que levam à desclassificação do animal, é muito detalhe. Vamos disputar de igual para igual com muitos. Temos por oito anos consecutivos o título de melhor criador e expositor ¾ do girolando nacional. A gente traz o que tem de melhor para competir bem e dar trabalho para os concorrentes – relata Almeida.

O parque vira uma vitrine para as principais raças leiteiras, como a girolanado, gir e sindi. Para mostrar os avanços da produção, a feira realiza um fórum de debates da cadeia produtiva do leite, na próxima terça, dia 15, data da abertura oficial da Megaleite deste ano.

A programação também inclui julgamentos, torneio leiteiro, leilões, atividades culturais e palestras. A novidade deste ano é a feira de negócios. A ideia é possibilitar aos pequenos e médios produtores o acesso à compra de animais com genética comprovada.

– Nós teremos ações específicas para o pequeno produtor, com feiras de animais, feira de negócios e a participação de dezenas de caravanas de cidades da região, que estão vindo para o evento. Percebemos uma presença cada vez mais forte do produtor, que quer mostrar o que tem na sua fazenda. No ano passado, a girolando tinha 600 animais, esse ano estamos ultrapassando 800 animais, o holandes também tem participação forte. Entre todas as raças, vamos ultrapassar 1400 animais – comemora o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando-MG, Jônadan Ma.

Clique aqui para ver o vídeo

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile