Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mercado chinês avalia suínos do Rio Grande do Sul

Suinocultores do Estado esperam há mais de um ano pela abertura de mercado chinêsCom a chegada de missão chinesa para vistoriar três frigoríficos de carne suína no Rio Grande do Sul, o setor criou expectativas em relação ao escoamento da produção estocada. Suinocultores do Estado esperam há mais de um ano pela abertura de mercado chinês.

Receberão a vistoria – entre esta quarta, dia 28, e quinta-feira, 29 – as unidades da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado, da BRF, em Lajeado, e da Alibem Comercial de Alimentos, em Santa Rosa. Para Valdecir Folador, presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), apesar de poucas unidades avaliadas, a visita é bem-vinda.

– A China é um comprador importante. Iniciando um volume de exportação positiva, supre a demanda que caiu na Rússia e na Argentina – avalia Folador.

O país é o quarto maior comprador de carne suína, com 550 mil toneladas em 2011. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, Pedro de Camargo Neto, avalia que a resposta deve vir até junho.

– O volume ainda é pequeno porque a relação comercial no setor está em fase de avaliação. Mas com o processo de enriquecimento e urbanização na China, deve aumentar – diz Camargo.

A exportação para a China iniciou em novembro do ano passado, por Goiás e Santa Catarina. O país é o maior país produtor e consumidor de carne suína, com mais do que o dobro dos números da União Europeia. O consumo per capita de carne suína na China, em 2011, foi 37,3 quilos, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA.

Sair da versão mobile