Mercado de ovos de codorna garante lucro para criadores

Automatização auxilia na qualidade da produçãoO mercado de ovos de codorna está em expansão e com preços mais compensadores que os tradicionais. Quem cria, enfrenta algumas dificuldades com custo de produção altos por causa da soja e do milho, mas de modo geral ainda continua satisfeito.

São 25 anos de trabalho na criação de codornas e hoje o produtor rural Roberto Engbruch consegue produzir mais de 12 mil dúzias de ovos por dia, com 130 mil animais em dois galpões. Para conseguir essa média, atender a demanda e garantir os lucros o produtor teve que se adaptar ao longo dos anos, optando pela automatização do processo.

Além de reduzir os custos com mão de obra, outro aspecto importante é a higiene conquistada. O pesquisador e veterinário Roberto Bordin, que acompanha a criação, explica que quanto menor a manipulação, menor o risco de contaminação.

O sistema automatizado para codornas existe há cinco anos e no Brasil somente quatro propriedades aderiram. Segundo Engbruch, o investimento, que é alto, tem compensado na produção. Mesmo parecendo uma alternativa de boa lucratividade, o sistema não pode ser usado em todos os tipos de produção. Dependendo do tamanho da propriedade outro formato pode ser melhor.