Entretanto, a venda de fêmeas de todas as categorias está fraca e os preços estáveis. Em Rondônia, a boa qualidade das pastagens devido à regularidade das chuvas, está animando os pecuaristas, que estão investindo em garrote para a criação a pasto.
Mercado movimentado também em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, principalmente para as categorias mais novas. Em Minas Gerais, a oferta de animais de todas as categorias está grande, mas o volume de negócios está aquém do esperado para a época do ano.
No Rio de Janeiro e Pará, o alto preço do bezerro desmamado tem travado as compras. É esperado um aumento do ritmo de negócios para os próximos dias.
Qualidade do pasto em Goiás contribui para boa oferta de animais terminados
O mercado de reposição está bem ofertado em Goiás. Os pastos estão melhores do que nesta mesma época ano passado, isto porque as chuvas foram boas até março no Estado.
Nos últimos 13 meses, todas as categorias de machos tiveram desvalorização em Goiás. O bezerro desmamado foi a que teve queda mais significativa, 4,4%, cotado em R$ 660,00 a cabeça. Desde janeiro, houve valorização, sendo que a mais expressiva foi para o boi magro, de 4,3%, cotado em R$ 1.140,00 a cabeça.
A relação de troca entre o bezerro desmamado e o boi gordo foi a que teve maior alta no Estado nos últimos 13 meses, de 6,3%. Compram-se 2,27 bezerros desmamado com a venda de um boi gordo.