• Mais notícias sobre quarto de milha
Na competição, realizada em Avaré, interior de São Paulo, os criadores montaram stands com cartazes que mais parecem de filmes. As peças buscam exaltar a beleza e as qualidades dos garanhões. Nesses espaços, os compradores escolhem qual a genética querem perpetuar nos seus plantéis.
• Atletas de alto rendimento, cavalos também precisam de cuidados especiais
• Definições de bem-estar animal regem atual edição do Campeonato de Quarto de Milha
O mercado está movimentado neste início da temporada de monta, que começou no dia 1º de julho. O garanhão Ticket foi campeão norte-americano na prova de laço, ele produziu outros seis campeões. Uma dose de sêmen do dócil cavalo de 16 anos custa R$6.000.
A grande maioria dos reprodutores com material genético a venda nasceu nos Estados Unidos. Os cavalos nascidos no Brasil ainda tentam reconquistar seu espaço. Genética e, principalmente, desempenho de campeão, são os grandes atrativos nesse mercado de reprodução. O animal que vence uma prova oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) pode ter o valor de mercado multiplicado.
– Podemos dizer que de 300% a 500% do valor do cavalo é baseado no desempenho produzido pelo animal – explica o criador Vagner Simionato.
Veja a reportagem:
Cavalos quarto de milha usam microchip no Campeonato Nacional da raça: