Mercado de sêmem bovino volta a crescer depois de dois anos de baixa

Pecuária leiteira foi a principal responsável pelo resultadoDepois de dois anos de baixa, o mercado de sêmem bovino volta a crescer. As vendas tiveram aumento de 11,3% entre 2006 e 2007, ocasionado pelo reforço de 30% na comercialização de material genético para pecuária leiteira. Na avaliação do vice-presidente da Associação Brasileira de Inseminação Artificial, Adriano Rúbio, os bons preços conseguidos pelo produtor de leite refletem na utilização dos insumos.

? É o ciclo de alta da pecuária de corte, com boa retomada de preços ao produtor de leite no primeiro semestre. Isso tem um reflexo imediato em todos os insumos e a genética é muito sensível ao produtor. Ou intensifica ou reduz a utilização muito ligado ao preço.

Adriano Rúbio, que participa da Expoinel, em Uberaba (MG), demonstrou preocupação com a inflação, que atinge em cheio o setor pecuário.

? Se olharmos os últimos levantamentos da FGV, da Fipe, e compararmos com a inflação de fazenda, a inflação do pecuarista de corte está em 40%, 45%, a do pecuarista de leite, em quase 25%. A inflação do pecuarista de corte é sete vezes maior que a do consumidor. Quem ainda paga a conta é o produtor.