A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBP) apresentou ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) um plano para a implementação de uma política pública nacional de rastreabilidade bovina.
- Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
O plano prevê a rastreabilidade individual e obrigatória de todos os animais abatidos no Brasil. A identificação dos animais deve ocorrer a partir da primeira movimentação do animal.
As informações de rastreabilidade servirão para avaliar o status socioambiental das propriedades rurais, que consistirá na situação da propriedade frente ao Código Florestal, embargos e demais itens que embasam uma produção sustentável dentro e a partir da lei brasileira.
A reunião com o Mapa foi realizada em Brasília. O secretário de defesa agropecuária, Carlos Goulart, e o coordenador-geral de trânsito, quarentena e certificação animal, Bruno Cotta, receberam a proposta da MBP e manifestaram interesse em dar continuidade às discussões.
A proposta da MBP foi elaborada pelo GT de Rastreabilidade da MBP, que representa todos os elos da cadeia de valor da pecuária brasileira.
A proposta prevê o uso da numeração ISO Brasil 076 em uma base de dados de rastreabilidade oficial no Mapa, integrada às bases/sistemas estaduais e privados.