México estuda importar ovos devido à gripe aviária

Doença afeta Estado de Jalisco, principal região produtora do paísDiante do surto de gripe aviária, que continua matando frangos em Tepatitlan e Acatic, municípios do Estado de Jalisco, o México considera importar ovos do Canadá ou do Chile. A região afetada responde por metade da produção anual de ovos do país.

De acordo com o ministro da Fazenda mexicano, Bruno Ferrari, desde que o primeiro caso de gripe aviária foi detectado no México, o preço médio do ovo no atacado chegou a 17,65 pesos (US$ 1,32), uma alta de 28%. Para o ministro, a elevação é resultado de um movimento especulativo no mercado. Ferrari também disse que o México dificilmente importará ovos dos Estados Unidos, pois são bem mais caros.

– Ainda estamos analisando o tamanho das perdas causadas pela gripe (aviária) e o que temos em reservas – afirmou.

Até esta terça, dia 3, mais de 987 mil animais tinham ou morrido ou sido sacrificados por conta do vírus H7N3, que não afeta humanos. No total, a doença foi detectada em 24 granjas, que estão sob quarentena.

Além de impedir que frangos sejam deslocados de Tepatitlan e Acatic, para evitar que a gripe se espalhe, o governo mexicano implementou, na semana passada, medidas de emergência para segurança animal, de modo a limitar as perdas na produção de frangos e a conter a expansão de áreas contaminadas pelo H7N3.