Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

México implementa plano de emergência por gripe aviária

Governo do país vai limitar o transporte de aves vivas e de produtos relacionados, exigir o sacrifício de animais com sintomas da doença e impor quarentenasO México começou a implementar um plano nacional de emergência em resposta ao terceiro surto de gripe aviária no país, detectado no ano passado. O plano, que terá duração de seis meses, tem como objetivo erradicar o vírus H7N3 nos Estados de Jalisco e Aguascalientes, onde os dois primeiros surtos foram detectados, e evitar que ele se espalhe para outras regiões do país.

O governo vai limitar o transporte de aves vivas e de produtos relacionados, exigir o sacrifício de animais com sintomas da doença e impor quarentenas.

O surto mais recente de gripe aviária foi descoberto este mês em granjas das Indústrias Bachoco, no Estado de Guanajuato. O vírus também foi detectado em granjas da Pilgrim’s Pride. Até agora, mais de 1 milhão de aves foram sacrificadas em Guanajuato.
O ministro da Economia mexicano, Ildefonso Guajardo Villarreal, disse em coletiva que o surto atual não representa um risco significativo à oferta nem uma desculpa para o aumento de preços de ovos e carne de frango.

Enrique Sanchez Cruz, diretor do serviço de segurança de alimentos do Ministério da Agricultura, disse que o vírus foi encontrado em uma área de 20 mil quilômetros quadrados.

– Estamos monitorando a disseminação do vírus – disse.

De acordo com autoridades, o surto atual não é comparável ao de Jalisco, já que agora há vacinas disponíveis. O governo não está considerando elevar as cotas de importação, mas vai manter alíquota zero para importação de alguns produtos relacionados a aves. As informações são da Dow Jones.

Sair da versão mobile