O mercado está pressionado para baixo desde o final do ano passado, devido à expectativa de uma safrinha recorde e a previsão de estoques elevados no país em 2012/2013. Com as quedas, o preço atual se aproximou dos valores vigentes no mesmo período do ano passado.
Em algumas regiões brasileiras, o milho já está mais barato que em 2012. Em Campo Mourão (PR) a saca está custando 6,7% menos e, em Sorriso (MT), a queda é de 14,3% em relação a maio do ano passado.
Considerando a praça de São Paulo, é possível comprar 3,94 sacas de 60kg de milho com o valor de uma arroba de boi gordo. É a melhor relação de troca dos últimos treze meses.
O poder de compra do pecuarista em relação ao insumo melhorou 3% em maio, frente a abril. Na comparação com maio do ano passado, é possível comprar 2,1% mais milho com o valor de uma arroba de boi gordo.
Em curto e médio prazo, existe possibilidade para quedas dos preços no mercado interno, principalmente quando a colheita do milho safrinha começar. É preciso ficar atento, porém, ao plantio de milho nos Estados Unidos, onde o clima desfavorável tem atrasado os trabalhos no campo.