O movimento “milk shaming”, que é contrário ao consumo de leite de vaca, destacou-se no TikTok ao criticar pessoas que consomem o produto, demonizando a produção leiteira. Nos Estados Unidos, as ações se intensificaram recentemente, motivando o setor leiteiro a iniciar uma campanha em defesa do produto.
Por aqui, o Canal Rural tomou a dianteira e partiu para a valorização dessa cadeia tão importante para a economia do país e para a saúde da população. Siga o fio dessa história!
Origem do ‘milk shaming‘
Originado no TikTok, o “milk shaming” se espalhou por outras redes sociais expondo consumidores de leite a uma forma de bullying digital.
Podendo ser traduzida como “vergonha do leite”, essa ação é impulsionada majoritariamente pela comunidade jovem, que utiliza informações inverídicas para criticar tanto consumidores do produto, quanto profissionais do setor leiteiro.
Reação da indústria leiteira americana
O setor lácteo americano iniciou uma campanha publicitária em novembro de 2023, denominada de OK2MILK. A ação busca trazer o respeito a diferentes escolhas alimentares.
Com o apoio da atriz Queen Latifah, a iniciativa é do Programa Nacional de Promoção do Processador de Leite Fluido, uma criação do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
Situação do leite no Brasil
Para analisar o cenário brasileiro, a Embrapa monitorou as menções ao leite na plataforma “X”, identificando que 71% das publicações sobre o produto são positivas, enquanto 15% são neutras e apenas 14% são negativas.
Orgulho do leite brasileiro
Antecipando-se a tendências similares no Brasil, o Canal Rural tomou a iniciativa de lançar uma campanha nas redes sociais, visando reforçar a importância do setor leiteiro nacional com a hashtag #OrgulhodoLeiteBrasileiro.
Para participar dessa celebração do setor leiteiro e se contrapor ao “milk shaming”, basta publicar uma foto nas redes sociais com a hashtag #OrgulhodoLeiteBrasileiro, contribuindo para ampliar a relevância da pecuária leiteira no Brasil e no mundo.