Minas Gerais recebe a Expoinel

Mais da metade dos animais esperados para o evento já estão nas baias do Parque Fernando Costa, em UberabaComeça nesta quinta, dia 15, em Uberaba, Minas Gerais, a 40ª Expoinel, feira que fecha o calendário deste ano. Mais da metade dos animais esperados para o evento já estão nas baias do Parque Fernando Costa, descansando para a maratona de julgamento.

Os principais representantes da raça nelore aos poucos vão chegando e tomando conta do pátio e das baias do parque de exposições.  A 40ª edição da Expoinel vai reunir os maiores campeões, criadores e expositores da raça até o dia 25 de setembro. Serão 12 campeonatos, divididos entre machos e fêmeas, com idade de oito a 36 meses.

Cerca de 600 animais já estão no parque e até esta quinta, quando encerra o período de entrada, devem chegar, no mínimo, mais 400. Mas a grande expectativa dos organizadores é de atingir a marca das 1,1 mil cabeças, que assim, esta será a maior feira nelore deste ano.

A Expoinel encerra também os campeonatos nacionais de melhor expositor e criador. As fazendas Colorado e Rima estão bem próximas uma da outra na pontuação para melhor criador e o título deste ano vai ser decidido no parque Fernando Costa. Segundo Marcos Pertegato, gerente do ranking nacional, os dois criadores estão com diferença de 300 pontos.

Mas, a grande competição mesmo acontece entre os animais. Difícil de saber quem será o campeão em cada categoria e quem será o grande campeão e campeã. A exposição tem vacas como a bi campeã Bélgica 8, da Rima; Típica, da Sábia; Máxima, da Colorado; Desejo FIV, da EAO; e touros como Diego 4, também da Rima; Rufo FIV da Valônia e Otis, da Colorado.