Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura aconselha aquisição de material genético de empresas registradas

Mais de dois mil estabelecimentos cadastrados produzem, processam e comercializam produtos para multiplicação animalO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é responsável pelo registro de todos os estabelecimentos que produzem, processam e comercializam sêmen e embriões de animais. O material genético de bovinos, bubalinos, caprinos, equídeos, ovinos e suínos, ovos férteis de aves domésticas e ovos e larvas de bicho-da-seda é registrado pelo Ministério. O aumento da produtividade de um rebanho está relacionado com a qualidade do material genético usado na propriedade.

? É fundamental que o produtor se conscientize da importância de se adquirir material genético somente de empresas registradas ? afirma o chefe da divisão do Ministério, Beronete Barros.

A fiscalização busca verificar a conformidade com os dispositivos legais vigentes para que o material seja comercializado com identidade e qualidade.

Atualmente, 2,05 mil estabelecimentos trabalham com a multiplicação animal e estão registrados. O controle é feito pela Divisão de Fiscalização de Material Genético Animal (DMG/DFIP), por meio do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (DFIP/DAS), órgão que integra a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).

Para a comercialização de sêmen, os estabelecimentos que processam o material, denominados Centros de Coleta e Processamento de Sêmen, devem inscrever os animais doadores no cadastro do Ministério da Agricultura. Todos os animais são previamente submetidos a exames sanitários e avaliações clínicas. Também são realizados testes de identificação genética e análises de desempenho zootécnico. O procedimento tem como objetivo selecionar os melhores animais com aptidão para a produção de carne e de leite.

No portal do Ministério, no menu “Animal”, estão disponíveis os estabelecimentos registrados e os reprodutores inscritos e aptos à coleta de sêmen, além da legislação vigente. Para visualizar estas informações, basta escolher uma espécie, e selecionar a opção “Material Genético”.

Sair da versão mobile