A Coordenação de Controle de Resíduos e Contaminantes (CCRC) e o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), vão definir a estratégia de coleta das amostras que serão analisadas. Está sendo elaborado termo de cooperação técnica entre o Mapa e a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) para que parte das amostras sejam coletadas pela companhia. A Ceagesp é o maior distribuidor de alimentos do Brasil. De lá sai grande parte dos produtos comercializados nas centrais de abastecimento de outros estados.
? Agora, a SDA vai ampliar as garantias de inocuidade dos produtos de origem vegetal consumidos no país, além de oferecer essas garantias aos países importadores dos produtos brasileiros ? afirmou o coordenador da CCRC, Leandro Feijó.
No início de 2008, a CCRC divulgou o resultado das análises das amostras de mamão e maçã em que 90% apresentaram conformidades quanto ao Limite Máximo de Resíduos.
O trabalho realizado pelo PNCRC é reconhecido pela União Européia e por países como Estados Unidos, China e Rússia, que realizam auditorias anuais das ações do plano. O objetivo das missões é avaliar a eficácia do PNCRC no monitoramento de resíduos dos produtos exportados a esses mercados.