Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura atualiza regras para qualidade do leite

Novo texto deve ser publicado no Diário Oficial da União desta sexta, dia 30O Ministério da Agricultura revisou a Instrução Normativa 51 de 2002, que contém normas de produção e qualidade do leite. De acordo com comunicado da assessoria do ministério, um novo texto deverá ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta, dia 30.

A principal nova regra já começa a valer em 1º de janeiro de 2012, quando os produtores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão novos limites para Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS). Atualmente, esses índices podem alcançar 750 mil/ml. Agora, a tolerância será de até 600 mil/ml. Já no Norte e Nordeste do país a mesma exigência valerá a partir de janeiro de 2013.

De acordo com o Ministério, os padrões estão em processo de adoção gradativa desde 2002, assumindo caráter compulsório em 2005. A IN nº 51/2002 previa uma redução do limite de Contagem Bacteriana Total (CBT) de 750 mil Unidades Formadoras de Colônias de Bactérias por mililitro, para 100 mil/ml, estabelecido para julho de 2011 e já prorrogado para janeiro de 2012. Na mesma data, a Contagem de Células Somáticas (CCS) passaria de 750 mil/ml para 400 mil/ml. A edição da norma passa a escalonar os prazos e limites para a redução de CBT e CCS até o ano de 2016. Além disso, esta instrução suprime os Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade dos leites tipos “B” e “C”.

Esta normativa também incrementa o texto original no sentido de aprimorar o controle sanitário do rebanho (referente ao controle de brucelose e tuberculose). Normatiza, ainda, itens não esclarecidos no texto original, como a obrigatoriedade da realização de análise para pesquisa de resíduos de inibidores e antibióticos no leite e outras lacunas observadas nestes nove anos de execução da legislação.

Sair da versão mobile