Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura credencia laboratórios agropecuários

Medida visa monitorar mercado para garantir qualidade dos medicamentos veterináriosO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta quinta, dia 16, a Instrução Normativa (IN) nº 20, que estabelece os requisitos específicos para o credenciamento e funcionamento de laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. O objetivo é a realização de controle oficial de medicamentos veterinários, fármacos e contaminantes em produtos para alimentação animal.

O laboratório que desejar ser credenciado com a finalidade de realizar análises para controle oficial deve ser previamente habilitado pelo órgão oficial reconhecido na Norma ABNT/NBR ISO/IEC 17.025. O credenciamento será concedido por ensaio específico ou grupo de ensaios.

A técnica utilizada, o tipo de ensaio, a matriz objeto de análise e os limites aplicáveis devem ser informados por ocasião do pedido de credenciamento. O laboratório credenciado deverá manter atualizado seu cadastro junto à Coordenação-Geral de Apoio Laboratorial da Secretaria de Defesa Agropecuária (CGAL/SDA/Mapa), devendo enviar os documentos que lhe forem solicitados a este respeito.

O laboratório credenciado participará de testes de proficiência e comparações interlaboratoriais, organizados por provedores competentes, na frequência mínima de uma rodada a cada dois anos ou conforme a disponibilidade de provedores, para todos os ensaios objeto do escopo de credenciamento. A IN chama atenção ainda que o laboratório credenciado deverá enviar à CGAL/SDA/Mapa, após o recebimento, os respectivos relatórios contendo os resultados de todos os testes de proficiência e comparações interlaboratoriais dos quais tenha participado.

De acordo com o responsável pela área de Medicamento Veterinário, Produtos para Alimentação Animal e Agrotóxico do Ministério, Marcelo Cláudio Pereira, a medida pretende garantir a qualidade dos medicamentos veterinários e dos produtos para alimentação animal.

– Faremos o monitoramento do mercado e, quando necessário, procederemos às correções – salientou.

O laboratório credenciado também deverá disponibilizar, por meio eletrônico, ao Ministério, informações sobre a existência de padrões analíticos e materiais de referência, de forma a fornecer uma estimativa do estoque de padrões do laboratório.

>>> Leia a Instrução Normativa na íntegra

Sair da versão mobile