O Rio Grande do Sul, que vacinava nos meses de janeiro (todo o rebanho) e junho (animais com idade abaixo de 24 meses), passará a imunizar o rebanho em maio e novembro. Para garantir uma transição segura, foi mantida a etapa de janeiro de 2009.
A mudança atende um pleito do serviço veterinário e dos criadores do Estado e unifica a vacinação do Rio Grande do Sul com os Estados da zona livre de febre aftosa do Brasil e com o Uruguai. O novo calendário evita o manejo do rebanho no mês de janeiro, caracterizado por calor e seca intensos, e facilita o trânsito de animais e o controle nas fronteiras.
O Paraná continuará a vacinar bovinos e bubalinos em maio e novembro, sendo que, a partir de 2009, a etapa de maio será voltada apenas para os animais com idade abaixo de 24 meses.
Em 12 municípios do Amazonas, na região da calha do rio Amazonas, será realizada vacinação no período de 16 de fevereiro a 31 de março e o recadastramento dos rebanhos de bovinos e bubalinos. A ação faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).