Ministério da Agricultura fiscaliza uso produtos de origem animal na alimentação de bovinos em Goiás

Órgãos pedem que produtores denunciem prática ilegalMesmo com a proibição em nível nacional, produtores goianos, continuam a utilizar a cama de frango na alimentação de bovinos. Segundo informações da Superintendência Federação da Agricultura em Goiás (SFA), há municípios em que já foi detectado o uso deste componente na ração dos animais. Alguns produtores já foram acionados judicialmente.

O uso da cama de frango e outros produtos de origem animal ? como a farinha de osso ? na composição de rações pode levar ao surgimento da encefalopatia espongiforme bovina (BSE, na sigla em inglês) ? doença conhecida como mal da vaca louca.

Tanto a SFA quanto a Agrodefesa estão fiscalizando propriedades, mas não têm efetivo para conseguir atender todas as fazendas onde há indústrias avícolas na região. Por isso colocaram à disposição dos produtores dois números de telefone de suas ouvidorias para denúncias, que podem ser anônimas e, conforme os órgãos, serão checadas. Para falar com a ouvidoria do Ministério da Agricultura é preciso ligar para 0800 704 1995. O número da Agrodefesa é 0800-6461122.