Ministério da Agricultura formaliza parte da zona livre de aftosa com vacinação no Brasil

Novo status sanitário foi publicado nesta terça no Diário Oficial da UniãoO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) formalizou nesta terça, dia 17, o reconhecimento da região norte do Estado do Pará e os Estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte como parte da zona livre de febre aftosa com vacinação. O novo status sanitário da região foi estabelecido por meio da Instrução Normativa, número 16, publicada no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro Neri Geller.

• Acesse nosso especial sobre febre aftosa

A normativa classifica, ainda, como Risco Médio (BR-3) para febre aftosa os municípios paraenses de Afuá, Breves, Faro, Gurupá, Melgaço e Terra Santa; as partes do município de Chaves localizadas na região do Rio Croarí e, ainda, as ilhas deste município; parte do município de Juruti, composta pela região localizada a oeste da ferrovia Alcoa e a região do Rio Mamuru, na divisa com o Estado do Amazonas.

No fim de maio, em Paris, na França, os 178 países integrantes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), reunidos durante assembleia mundial, já haviam declarado erradicada a febre aftosa nesses sete Estados brasileiros e na região norte do Pará.

Com o reconhecimento da OIE, subiu para 210 milhões o total de animais que estão em zonas livres de febre aftosa, ou seja, aproximadamente 99% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos em 78% do território brasileiro. O Brasil passou a ter 23 Estados e o Distrito Federal reconhecidos internacionalmente como livres de febre aftosa com vacinação e Santa Catarina continua sendo o único livre da doença sem vacinação. O próximo passo é alcançar a meta de país totalmente livre da doença. Para isso, falta o reconhecimento sanitário do Amapá, Roraima e Amazonas.

• Infográfico: veja a cronologia do combate à aftosa no Brasil e na América do Sul

• Saiba o que é a febre aftosa e como ela age no organismo dos animais

Agência Estado