Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura libera importação de frutas do Chile

Compra foi suspensa em março devido à ocorrência de pragaO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) liberou nesta quarta-feira, dia 25, a importação de frutas do Chile. A instrução normativa número 39, publicada no Diário Oficial da União, estabelece exigências fitossanitárias com o objetivo de garantir maior segurança às importações de frutas chilenas, por causa do ácaro Brevipalpus chilensis.

A proibição das importações ocorreu em março deste ano. Desde então foram realizadas três reuniões com o governo chileno e uma auditoria pelos técnicos do Mapa, que definiram critérios baseados em análise de risco para a importação.

Ficou acordado, ainda, que, na safra 2009/2010, o Chile colocará em prática o Sistema para Manejo de Riscos de Pragas, responsável pela realização de controle sanitário durante o cultivo.

De acordo com o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, José Geraldo Baldini, o objetivo da medida é garantir a segurança fitossanitária para a fruticultura brasileira, que a cada dia abrange um número maior de mercados. 

Histórico

O Brasil suspendeu a importação de frutas in natura do Chile, como ameixa, amora, cereja, damasco, figo, framboesa, groselha, kiwi, maçã, pêssego e uva, depois que a Vigilância Agropecuária Internacional detectou, por meio de análises laboratoriais, a presença da praga nos carregamentos de frutas destinados ao mercado nacional. O ácaro Brevipalpus chilensis não existe no país.

Sair da versão mobile