Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura pode incluir carne suína na política de preços mínimos

Preços pagos aos produtores começam a cair a partir de março, com pico de baixa em junho e julhoO Ministério da Agricultura levou ao Ministério da Fazenda a proposta de incluir a partir de março a carne suína na pauta dos produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

>> Leia mais notícias sobre suínos

– A proposta está no Ministério da Fazenda desde a semana passada e deve ser analisada na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional – disse o secretário de Política Agrícola do Ministério, Neri Geller, em nota.

No último mês, Geller havia afirmado que a carne suína deveria ser inserida no Projeto de Lei (PL) 7416/10, do Senado, que inclui a comercialização do produto na PGPM, até o mês de fevereiro.

O pleito atende ao setor, que reivindica um preço mínimo para a carne suína desde 2012, ano em que criadores tiveram prejuízo devido à disparada dos preços dos grãos, que impactou no custo de produção. Havia uma expectativa de que a carne suína seria incluída no PGPM em dezembro.

A intenção do Ministério de incluir a proteína no PGPM em março se deve ao fato de que historicamente nesse mês os preços pagos aos produtores começam a cair, com pico de baixa em junho e julho. A proposta, segundo o Ministério, tem como base os custos variáveis de produção estimados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Sair da versão mobile