Os três editais totalizarão um investimento no valor de R$ 25 milhões, a serem utilizados em projetos de pesquisa que visem: ao ordenamento sustentável da aquicultura em águas sob domínio da União; à formação de recursos humanos nas áreas da pesca e aquicultura; e ao apoio à implantação, modernização e recuperação de infraestrutura física, bem como a aquisição de equipamentos em Instituições Científica e Tecnológica com atuação direta em pesca e aqüicultura.
O primeiro edital, com data limite de envio da proposta em 19 de agosto, irá selecionar projetos de pesquisa científica e tecnológica que, por meio da elaboração de Estudos Ambientais ou Planos de Gestão e Monitoramento, busquem contribuir para o ordenamento da aquicultura em águas sob o domínio da União, visando à expansão sustentável da produção nacional de pescado, com mínimo impacto da atividade na qualidade da água.
Já o segundo edital tem por objetivo apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica em linhas de pesquisa prioritárias, visando ampliar a formação e a qualificação de recursos humanos, subsidiando o desenvolvimento dos setores pesqueiro e aquícola, por meio da concessão de bolsas de estudo no país. A data final para envio da proposta é 13 de setembro.
Por sua vez, o terceiro edital visa selecionar propostas para apoio financeiro à implementação, modernização e/ou recuperação de infraestrutura física, e/ou à aquisição de equipamentos em Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica ? ICTs, com atuação direta nas áreas de pesca e aquicultura, visando à realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação nas referidas áreas. A data limite para envio da proposta deste edital é 8 de setembro.
As inscrições para os três editais já estão abertas e mais informações podem ser encontradas nos sítio eletrônico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? CNPq.