Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério quer que BNDES crie crédito especial para pesca

Ideli Salvatti defende financiamento de cadeia completaO Ministério da Aquicultura e Pesca quer que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) crie uma linha especial de crédito para o setor. Foi o que disse nesta quinta, dia 14, a ministra Ideli Salvati. Ela esteve na capital paulista, onde participou de um encontro na Federação das Industrias de São Paulo (Fiesp). Os empresários anunciaram a criação de um comitê de aquicultura e pesca.

O novo comitê deve se reunir pelo menos uma vez por mês, e envolve toda a cadeia produtiva. No dia do lançamento, o grupo apresentou para a ministra Ideli Salvati algumas reivindicações.

? Precisa de políticas públicas, precisa haver uma renovação, buscar inovação, buscar reestruturação tributária. Enfim, tem uma série de providências que precisam ser tomadas, precisa organizar a cadeia produtiva ? aponta Paulo Skaf, presidente da Fiesp.

O financiamento do setor é uma dessas medidas. Ela informou que o BNDES já está analisando alguns projetos, mas ressaltou que o ministério quer ir além disso.

? Nós queremos caminhar para ter, como outros setores têm dentro do BNDES, uma linha especial. Agora, o BNDES tem uma avaliação com que nós, do Ministério, também comungamos. Não adianta financiar a fábrica de ração separada do frigorífico, separada os produtores que vão engordar o pescado. Tem que fazer o financiamento da cadeia completa ? afirma Ideli.

A ministra informou também que vai ser estudada uma redução de impostos para a ração, que representa boa parte do custo para o aquicultor.

? Nós temos a meta de ter uma decisão sobre a possibilidade de desoneração da ração até a metade do ano. Estamos trabalhando com os Ministérios da Fazenda e da Receita para a decisão da presidente [Dilma Rousseff] ? completa a ministra.

Sair da versão mobile