Mendes também falou sobre os gargalos logísticos, que elevam os custos para escoamento da safra e limitam a expansão da produção de grãos. O ministro afirmou que a solução para o problema passa pela união de esforços com Estados e municípios para recuperação de estradas e redução dos percursos.
Ele disse que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que será incorporada pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, terá um papel fundamental na formulação de propostas para redução dos custos para escoamento da safra.
O ministro destacou ainda a importância de políticas que levem em conta as características regionais de um país continental do tamanho do Brasil. Sem adiantar detalhes, Mendes Ribeiro afirmou que em breve o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) deve anunciar uma parceria com o governo federal num grande projeto de reflorestamento. Ele afirmou que a prioridade é atender o produtor rural.
– Vou estender tapete vermelho para o agricultor, a quem a presidente Dilma quer transformar o personagem mais importante do Brasil, pois vai continuar produzindo alimentos e trazendo riquezas – salienta.