Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministro da Agricultura anuncia criação de Cadeia Produtiva Pet

Setor terá grupo específico para discutir assuntos e projetos dentro do órgãoO ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, anunciou a criação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva dos Animais de Estimação. A decisão foi tomada após uma reunião com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), entidades de criadores e parlamentares, nesta quarta, dia 11.

No encontro, foi destacada a importância econômica do segmento, que movimentou cerca de R$ 18,2 bilhões no ano passado e gera uma média de três milhões de empregos, e a necessidade da instalação de um grupo específico para fomentar a discussão e a implementação de políticas públicas para o setor.

– É um negócio que merece a atenção de todos os Estados do Brasil, pois movimenta rações, medicamentos e gera empregos o ano inteiro. Sei da sua importância e do impacto que isso tem no agronegócio nacional – destacou o ministro.

Atualmente, os assuntos relacionados à cadeia pet são tratados dentro de um Grupo de Trabalho (GTPet) vinculado à Câmara Temática de Insumos Agropecuários. Formado por representantes do setor privado e representantes do governo, o GTPet foi criado no ano passado e debate propostas e ações para o desenvolvimento do segmento. Como resultado desse trabalho, foi elaborada a Agenda Estratégica Pet Brasil 2012-2017, onde constam as cinco prioridades do grupo: governança da cadeia, fomento, marco regulatório, marketing e promoção e capacitação.

Atualmente, existem 34 câmaras setoriais e temáticas no Ministério da Agricultura. Além da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva dos Animais de Estimação, se encontra em processo final de composição a Câmara Temática de Cooperativismo Agropecuário. A coordenação é vinculada à Secretaria Executiva.

Animais de estimação

São animais criados para o convívio com os seres humanos por razões afetivas, gerando uma relação benéfica. Têm como destinações principais: terapia, companhia, lazer, auxílio a portadores de necessidades especiais, esportes, ornamentação, participação em torneio e exposições, conservação, preservação, criação, melhoramento genético e trabalhos especiais.

Os principais grupos animais são: aves canoras e ornamentais, domésticas, silvestres e exóticas; cães; gatos; peixes ornamentais e outros (répteis, pequenos roedores, pequenos mamíferos), domésticos, silvestres

Cães e gatos

O Sindicato Nacional da Indústrias de Alimentação Animal (Sindirações) estima que no ano passado a produção de alimentos para cães e gatos cresceu 5% e atingiu 2,2 milhões de toneladas, que representou 3% do total produzido pelo setor. A entidade calcula que as vendas no varejo de rações para cães, gatos, pássaros exóticos e peixes ornamentais somaram R$ 10 bilhões. A projeção par este ano é de produção de 3 milhões de toneladas em 2012, ou seja, volume 6% acima do produzido no ano passado.

Sair da versão mobile