A proposta inicial era uma visita em conjunto de Mendes com os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do Desenvolvimento, Comércio e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Mendes, no entanto, afirma que quer resolver o impasse antes da próxima reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), marcada para maio.
– Não podemos deixar as nossas relações se deteriorarem. Temos que proteger o nosso sistema produtivo e é por isso que já estou marcando a minha ida à Argentina. Esses impedimentos não podem continuar e estou atento a essa prioridade – disse.
O ministro da Agricultura também garantiu que fará um novo contato com a ministra da Agricultura russa, Yelena Skrynnik, para tentar agilizar o fim do embargo russo à carne brasileira. Apesar do momento de indecisão e de mudanças políticas na Rússia, Mendes afirma acreditar que já houve avanços, como a liberação de exportação de um frigorífico de Santa Catarina na última sexta, e aposta na boa relação com Yelena para reabrir o mercado russo aos produtos do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso nos próximos meses.