– Temos uma equipe de técnicos trabalhando para chegar na sexta com o acordo encaminhado. Há muitas possibilidades de entendimento para ir limpando a mesa – diz.
Ele desmentiu boatos de que o secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, estaria impedindo a retirada dos entraves aos produtos brasileiros.
– Isso não é certo. Vamos resolver com o Brasil porque há vários produtos na mesa de negociação. O Brasil tem interesse em importar nossos camarões e pescados e nós precisamos comprar suínos. Aos poucos vamos negociando – detalha.
Na sexta, o diretor de Assuntos Comerciais da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Benedito Rosa do Espírito Santo, vai se reunir com o subsecretário de Coordenação Política do Ministério da Agricultura da Argentina, Gustavo Alvarez, para iniciar as discussões do acordo que pretende fixar uma cota mensal entre três mil e 3,5 mil toneladas de suínos. A negociação foi iniciada há duas semanas, durante visita do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, a Yahuar.