O roteiro começou com uma reunião a portas fechadas com representantes da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e da Superintendência Federal de Agricultura. No encontro foram apresentados o sistema sanitário animal implantado no Estado e também as características da Zona de Alta Vigilância.
Depois de passar por Campo Grande, os técnicos europeus seguiram para o município de Caracol, na fronteira com o Paraguai, onde nesta sexta, dia 23, vão checar na prática o funcionamento dos trabalhos adotados para o controle da sanidade animal.
A atividade encerra o cronograma desta primeira visita a Mato Grosso do Sul. Na próxima terça, dia 27, o Estado recebe outra equipe da missão europeia, que visitará frigoríficos e conhecer as duas propriedades habilitadas a exportar carne bovina in natura para os países do bloco.
O resultado dessas avaliações pode definir o futuro das vendas do produto para a Europa. A expectativa das autoridades é de que em breve novas fazendas sejam habilitadas para exportação, o que deve ampliar o volume das vendas.