O cobiçado mercado europeu é um desafio para a cadeia da carne no Brasil. Frigoríficos e produtores têm que cumprir a legislação sobre segurança alimentar, saúde animal e, principalmente, a rastreabilidade como um todo.
No primeiro dia de visitas, quatro veículos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento levaram oito técnicos brasileiros e a equipe de três europeus para a auditoria no frigorífico Minerva, em Barretos. A comitiva quer distância da imprensa.
Enquanto a auditoria era feita, o diretor comercial do grupo Minerva, Luis Alves Luz, recebeu a equipe do Canal Rural. Ele acredita que o relacionamento com a comunidade europeia está melhorando.
O grupo Minerva é o segundo maior exportador de carne do Brasil e atende 100 países. O mercado europeu representa 20% das exportações do frigorífico: cerca de seis mil cabeças por semana. A rastreabilidade é levada a sério, o que garante credibilidade no mercado mundial. A empresa está otimista com o avanço no controle sanitário do país e acredita que esta visita deve apenas confirmar o bom trabalho que está sendo feito pelo setor.