Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Missão europeia vistoria frigorífico no Rio Grande do Sul

Técnicos cumprem roteiro em sete Estados para checar sistema de produção de carne bovinaTécnicos da União Europeia iniciaram nesta quarta, dia 21, uma série de visitas para avaliar as condições de sanidade animal e rastreabilidade bovina no Brasil. A missão começou pelo Rio Grande do Sul.

Os europeus chegaram a Porto Alegre na terça, dia 20, à noite. No aeroporto eles foram recebidos por funcionários do Ministério da Agricultura. Eles vão acompanhar a comitiva no Estado até sexta, dia 23.

? Essa é a primeira visita que eles fazem ao país depois das negociações sobre novas exigências de rastreabilidade que ocorreram no ano passado. Depois disso, vários processos foram aprovados pelo Brasil e será bastante importante que eles [técnicos europeus] possam verificar como o país vem conseguindo cumprir a regra do jogo, trabalhando dentro das premissas estabelecidas ? disse o chefe da Divisão de Sanidade Agropecuária.

Nesta quarta o grupo avaliou as condições de um frigorífico em Bagé, na fronteira com o Uruguai. Os pecuaristas brasileiros esperam que após essa visita mais propriedades sejam incluídas na lista para comercialização de carne. Das 733 fazendas autorizadas, apenas 60 são gaúchas.

De acordo com o superintendente regional do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, o número é bastante reduzido em função da quantidade de propriedades que o Estado tem condições de apresentar para exportação.

? Se houver um estímulo por parte das plantas frigoríficas em remunerar melhor os produtores, haverá, com certeza, um aumento significativo que pode chegar a 500 propriedades com condições de atender a esta demanda ? afirma Signor.

Três outras equipes da missão europeia percorrem ao mesmo tempo o Brasil. Até o dia 2 de fevereiro elas também devem visitar propriedades de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Goiás e Minas Gerais. 

Sair da versão mobile