Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Morre cavalo crioulo BT Lamborguine

Registro de Mérito na ABCCC, reprodutor viveu o auge de sua campanha em 2001, quando venceu o Grande Campeonato Morfológico da ExpointerA raça crioula perdeu um seus mais importantes reprodutores dos últimos anos nesta quinta, dia 29. O colorado bragado BT Lamborguine, de propriedade dos criadores Rubens Zogbi e Newton Giuliani, morreu aos 16 anos, em decorrência de uma lesão intestinal causada por enterólitos.

O garanhão deu entrada no sábado, dia 24, na Clínica Hípica, em Porto Alegre (RS), com quadro de cólica e foi operado. Desde então estava em tratamento intensivo, 24 horas por dia, mas acabou não resistindo a uma infecção causada pelas pedras no intestino.

– Ele estava com três enterólitos que foram removidos. Porém, um deles provocou uma lesão muito grave. Existia um risco grande, e uma alça que foi agredida por essa pedra infeccionou e não voltou a funcionar – explicou Jarbas Castro Junior, médico veterinário da clinica.

Registro de Mérito na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Lamborguine viveu o auge de sua campanha em 2001, quando venceu o Grande Campeonato Morfológico da Expointer. Um ano depois, chegou muito perto de repetir o feito, mas acabou ficando como Reservado.

Filho de BT Farroupilha e BT Canhada, o cavalo produziu vários filhos e filhas de destaque nas últimas temporadas, entre eles a atual vencedora do Freio de Ouro, RZ Reclusion da Carapuça, e a 4ª Melhor Fêmea da Expointer 2011, RZ Rama Negra da Carapuça.

Sair da versão mobile