A Agro Jacarezinho, empresa pecuária voltada ao mercado de melhoramento genético, anunciou a morte do touro nelore Ceip Lítio AJ na última quarta-feira (30). Lítio AJ teve grande importância na pecuária brasileira, principalmente em relação ao mercado de genética e reprodução.
- Boi gordo encerra o mês de agosto com forte queda nas cotações
- Crime: Polícia Civil recupera gado furtado
Dentre os feitos do touro, está a produção de 261 mil doses de sêmen comercializadas, com mais de 20 mil filhos avaliados na desmama. A produtividade do reprodutor garantiu o trófeu Palheta de Ouro da CRV Lagoa, além de levar para casa o Sumário Aliança três vezes.
Lítio AJ recebeu o Certificado Especial de Identificação e Produção (Ceip), certificação criada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que garante que o animal terá progênie com performance produtiva superior à média do gado, fazendo parte da geração nelore produtivo.
De grande porte e com carcaça de excelente qualidade, Lítio AJ foi utilizado por muitos produtores para elevar a qualidade da carne brasileira.
*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo
__
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.