Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Morte de bovinos em Minas Gerais foi provocada por parasita, indica IMA

Cerca de 200 cabeças de gado foram afetadas na região do Triângulo MineiroA morte de mais de 200 cabeças de gado na região do Triângulo Mineiro desde junho de 2012 foi provocada por um parasita recém introduzido no rebanho local, o trypanosoma vívax. Após um período de incerteza no diagnóstico, exames feitos pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) confirmaram a causa.

As mortes foram confirmadas em quatro municípios da região. Segundo a chefe do IMA em Uberaba, Deise Macedo, o parasita surgiu na região há poucos anos, por isso a dificuldade em diagnosticar a doença logo no início.

De acordo com a especialista, a transmissão do trypanosoma vívax ocorre por meio da picada da mosca-do-estábulo e, principalmente, pelo uso de objetos contaminados.

Desde o recebimento do diagnóstico, o pecuarista José Vilela Rezende começou a tratar o gado com um remédio enviado pelos professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com isso, não morreu mais nenhuma rês. Ele mudou também alguns hábitos no curral. Agora, as seringas são esterilizadas antes do uso e não são mais compartilhadas entre os animais.

O único problema é como conseguir o medicamento que oferece tratamento eficaz contra o parasita. O produto, segundo o IMA, não é produzido no Brasil.

Sair da versão mobile