Quando se mudou para o Projeto de Assentamento Dandara, em 2008, Alves começou a produzir muçarela de búfala. Ele começou com um rebanho de 30 cabeças.
? Fazer a muçarela de búfala é algo relativamente fácil. O mais difícil é conseguir a matéria-prima ? explica.
Atualmente, o rebanho da propriedade do produtor tem 150 cabeças. Desse total, 50 são búfalas em período de lactação. Diariamente, na fazenda, são produzidos 30 quilos de muçarela. Em média, o quilo é vendido a R$ 15.
? A procura pelo produto é boa e eu consegui aumentar a produção ? diz.
Por enquanto, o produtor depende de um intermediário para vender a sua produção. Mas, ele pretende mudar essa situação. Se tudo der certo, Ricardo vai contratar um funcionário para ajudá-lo na fabricação e, com isso, espera arranjar tempo para a comercialização.
? Eu mesmo vou assumir essa parte. A intenção é baixar o valor do produto e, assim, vender mais ? afirma.
O produtor é um dos assentados que recebem orientação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). Os extensionistas do escritório da empresa em Uberaba acompanham dezesseis famílias do assentamento Dandara.
O trabalho visa promover o desenvolvimento sustentável entre assentados da reforma agrária e tem como objetivos: orientar e acompanhar a implantação e execução dos planos de exploração, desenvolvimento e recuperação dos assentamentos; manter a qualidade do serviço de assistência técnica, social e ambiental nos assentamentos; realizar eventos de capacitação e qualificação profissional das famílias assentadas e viabilizar o acesso das famílias às políticas públicas.
A equipe da Emater tem orientado Alves sobre os cuidados com o rebanho e as boas práticas de fabricação do queijo. Recentemente, o produtor conseguiu o credenciamento do Serviço Municipal de Inspeção (Sim).
? Sem uma orientação técnica fica difícil. Os extensionistas da Emater-MG têm ajudado bastante ? conta Alves.
De acordo com a extensionista Claudia Sabino El-Armali, a muçarela de búfala tem boa aceitação no mercado da região.
? O produto é uma boa alternativa de renda. E a muçarela feita pelo Ricardo é de ótima qualidade e produzida dentro das normas ? diz a extensionista.
A empresa também tem estimulado o produtor a participar de feiras. Um exemplo é a edição da Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais 2011 (Agriminas), realizada em agosto, em Belo Horizonte. Com o apoio da Emater-MG, Ricardo Alves e outros produtores participaram do evento. Segundo o produtor, o resultado não poderia ser melhor. Ele conseguiu vender todas as peças de muçarela de búfala que levou para a feira.
? Além disso, eu consegui divulgar o meu produto ? diz o produtor.