Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Museu do Agro Alysson Paolinelli será construído em Minas Gerais

Museu do Agro Alysson Paolinelli será uma instituição capaz de acolher e difundir histórias e memorias do agronegócio brasileiro

A cidade Uberaba, em Minas Gerais, será a sede do Museu do Agronegócio Sustentável Alysson Paolinelli (Masap).

A construção já está em andamento na fazenda modelo Getúlio Vargas, localizada na Embrapa/Epamig.

O Centro Internacional para Inovação e Transferência de Tecnologia Agrícola e Pecuária (Ciitta) está conduzindo o projeto, que é financiado pelo Banco Bradesco.

Segundo o Ciita, o Museu do Agro Alysson Paolinelli será uma instituição capaz de acolher e difundir histórias e memorias do agronegócio brasileiro.

“Preservar a história do agronegócio brasileiro é essencial para o entendimento da dura trajetória que o país percorreu nos últimos 50 anos, até se tornar um dos maiores produtores de alimentos do mundo. Além disso, o Museu do Agro Alysson Paolinelli, terá o importante papel de expressar as transformações técnicas para uma agricultura cada vez mais sustentável e produtiva, que consegue alinhar a preservação dos recursos naturais, com inclusão social e geração de emprego e renda”, diz Cléber Guarany, presidente do Ciitta.

Para o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli foi uma grande surpresa. “Fiquei muito feliz quando me contaram que o museu terá o meu nome”, afirma.

Alysson-Paolinelli-Sescoop-RS-Divulgacao

Também faz parte do projeto a museóloga e diretora da Expomus, Maria Ignez Mantovani Franco. Segundo ela, o espaço possibilitará a comunicação global sobre a excelência da agricultura brasileira e a importância do trabalho sustentável que transformará as novas gerações.

“O museu será um espaço de inovação continuada, que comunicará globalmente a excelência da agricultura brasileira, bem como o compromisso assumido em escala global de atuar por meio de parcerias voltadas a reduzir a fome no mundo e priorizar soluções ambientalmente sustentáveis. Seu maior compromisso será transformar as novas gerações em agentes capazes de produzir alimentos de forma consciente e em harmonia com a natureza, minimizar impactos ambientais e atuar ativamente contra as desigualdades sociais. Enfim, um museu que terá como essência discutir a segurança alimentar global por meio de ações educacionais transformadoras, capazes de gerar impacto social relevante”, diz Maria Ignez.

Outro integrante da equipe envolvida com a construção do projeto é o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.

“Esse projeto já começa grande no nome, Alysson Paolinelli, o homem que comandou a grande transformação do Brasil, que passou de um país importador de alimentos para grande exportador de alimentos para o mundo todo. O museu aproximará o campo e a cidade, trazendo a história e toda a relação com a área internacional, conquistando cada vez mais mercado”, afirma Roberto Rodrigues.

Sair da versão mobile