Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mutirões tentam amenizar falta de água no interior do Rio Grande do Sul

Governador do Estado visita a região nesta segunda, dia 9, para conferir as condições das áreas ruraisO governador em exercício Beto Grill deve ir nesta segunda, dia 9, à região noroeste do Rio Grande do Sul para avaliar a questão da seca. O objetivo é conferir as condições, principalmente nas áreas rurais, e também apresentar medidas emergenciais para amenizar os prejuízos nas lavouras. Na região, produtores buscam alternativas para amenizar a estiagem.

A falta de água mudou a rotina do produtor rural, Sebastião da Rosa, agora todos os dias ele precisa caminhar até um poço que fica a dois quilômetros da propriedade, em São Paulo das Missões.

– Está tudo seco. Faz de 15 a 20 dias que não temos água, nem para o gado e nem para tomar – afirma o produtor.

Para amenizar o problema estão sendo abertos bebedouros para os animais e a rede de água está sendo ampliada. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Vilmar Renner, a dificuldade é que muitas vezes os produtores deixam para fazer esse trabalho durante o período de seca.

– O correto seria ter sido feito esse trabalho durante o período de inverno, onde manteria esses bebedouros cheios – afirma Renner.

Em uma década a região noroeste do Estado só não teve seca em apenas três anos. Quem vive aqui já se acostumou com o problema e sabe o que jeito é se unir para tentar diminuir os prejuízos. Em uma consulta popular feita em 2009 foi definida como prioridade a construção de reservatórios de água, 120 projetos foram aprovados, mas até agora o dinheiro para as obras não foi liberado.

– Apesar de terem se passado mais de dois anos os agricultores padecem, infelizmente, com a falta de chuvas e as obras ainda não executadas – disse o presidente da Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), da fronteira noroeste, Pedro Butenbender.

Em Porto Mauá, o produtor rural Elói Pizzoni já raciona água para o rebanho e as aves.

– Todo mundo sabe que durante alguns meses do ano a gente tem problema de estiagem. Se a gente tivesse uma cisterna a gente podia armazenar a água que se perde durante o ano – aponta o produtor.

Assista ao vídeo sobre a situação da estiagem no Rio Grande do Sul:

Sair da versão mobile