O evento que acontecerá entre os dias 5 e 15 de março e avaliará os animais de alta carga genética quanto a sua morfologia, produtividade, funcionalidade e padrão racial. Os julgamentos serão divididos em categorias e realizados durante a terceira ExpoCerrado, que ocorre no Parque de Exposição Agropecuária Ludovico Teixeira, em Goiânia.
Segundo a organização do evento, Associação Goiana do Nelore (Nelore-GO), a expectativa é de que 450 animais participem do julgamento, e além dos Estados do Centro-Oeste, mineiros e paulistas também devem participar dessa primeira edição do torneiro. Cerca de 80% das argolas reservadas até o momento são goianos, os demais se dividem entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Os pecuaristas que se dedicam à criação de nelore têm até a próxima quinta, dia 5, para inscrever os animais que participarão dos julgamentos. A organização da Copa é dividida com as associações de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e terá sua segunda etapa sediada em Rondonópolis (MT), em agosto, e finalizará as atividades de 2015 em Campo Grande (MS), no mês de novembro, quando serão anunciados os melhores criadores e expositores do Centro-Oeste.
A entrada dos animais para a avaliação genética acontecerá entre 5 e 9 de março, e o julgamento será dividido em 12 categorias, entre elas: novilha menor, novilha maior, fêmea jovem, fêmea adulta, progênie de mãe, bezerro, júnior menor, touro jovem, touro sênior e progênie de pai. A pontuação atingida na Copa Centro-Oeste poderá ser utilizada no Ranking Estadual correspondente ao estado do criador competidor.
Para se inscrever, o criador deverá entrar em contato com a Nelore-GO. Mais informações sobre a competição estão disponíveis no site da associação.