Mil empregos diretos e indiretos serão gerados imediatamente. Mas o presidente da empresa, Ivan Zurita, acredita que o número de colaboradores vai quintuplicar quando a capacidade total, de 1 milhão de litros processados por dia, for atingida. Cerca de 400 pequenos produtores rurais da região devem ser beneficiados com a venda de leite para a multinacional.
? Nosso objetivo é que, a cada vaga direta, sejam criadas 10 indiretas na cadeia produtiva. Historicamente, o Rio é um grande produtor de leite, mas nos últimos anos, esse volume ficou praticamente estagnado. Agora a produção se recuperar e queremos fazer parte desse crescimento ? avaliou Zurita.
A companhia, que adquire 2,3 bilhões de leite por ano de 44 mil fornecedores, se comprometeu a comprar 100% da produção de leite na região, desde que o produto atenda a seus padrões de qualidade. O valor pago é 40% maior que o oferecido no mercado. A estimativa é que, este ano, o faturamento atinja a marca de R$ 20,6 bilhões, contra os R$ 17,4 bilhões registrados em 2010.
Antes de visitar as instalações, o governador Sérgio Cabral afirmou que a implantação da Nestlé em Três Rios vai gerar competitividade no setor e atrair mais investimentos.
? Essa fábrica representa a recuperação da produção leiteira no nosso Estado. A Nestlé é uma marca globalizada, com credibilidade mundial, que agrega muito valor e demonstra sua confiança no Rio de Janeiro. Graças a uma política de incentivos fiscais, o crescimento econômico da cidade tem sido muito forte. A planta não deixa a desejar a outras unidades de lácteos no mundo, além de estimular produtores leiteiros, não só na região, mas em todo o Estado ? disse o governador.
A planta de Três Rios é a 31ª construída pela empresa no Brasil e a terceira no Estado fluminense. Outras duas fábricas estão instaladas no Rio de Janeiro, em Jacarepaguá – que produz 96 milhões de litros de sorvete por ano – e em Petrópolis, responsável pela marca de água líder de vendas no país. Em função da localização geográfica, a produção abastecerá o Estado do Rio, além de parte de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.