Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Norma cria condições mais rígidas para entrada de carne com osso no RS

Medida tem por objetivo garantir as condições sanitárias do rebanho no EstadoUma portaria do governo do Rio Grande do Sul restringe a entrada de carne bovina com osso no Estado. Publicado no Diário Oficial do Estado nessa segunda, dia 28, o texto revoga decisão tomada em dezembro de 2010 que permitia a compra desse produto de outras regiões do país.

A medida é preventiva, e tem o objetivo de evitar qualquer contaminação do rebanho gaúcho. Para o diretor do Departamento de Defesa Animal da Secretaria da Agricultura do Estado, Eraldo Marques, um dos planos é buscar o status de Estado livre de febre aftosa sem vacinação.

? Entendemos que temos que firmar o nosso status sanitário. Esta portaria é uma ferramenta importante para avançarmos e pensar, num prazo de até cinco anos ou até menos, em fazermos a retirada da vacina da febre aftosa ? acredita.

O setor frigorífico gaúcho apoia a medida. Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Carne do Rio Grande do Sul (Sicadergs), a norma traz uma garantia sanitária para a produção. Ronei Lauxen explica que a ação vai regular o trânsito do produto pelo território gaúcho.

? Da forma como estava acontecendo, a entrada de carne com osso estava liberada, Ela poderia tomar qualquer destino, inclusive indo direto para o varejo sem ter uma reinspeção aqui no Estado que garantisse a procedência desta carne – afirma.

O Rio Grande do Sul é reconhecido internacionalmente como Estado livre de febre aftosa com vacinação.

Sair da versão mobile