Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Norte de Minas Gerais utiliza palma forrageira como alternativa para enfrentar estiagem

Vegetal é uma alternativa para garantir alimento de qualidade para o rebanhoPecuaristas de Riacho dos Machados, no norte de Minas Gerais, têm recebido orientação para o plantio de palma forrageira. O vegetal é uma alternativa para garantir alimento de qualidade para o rebanho no período de estiagem.

No início de setembro, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-MG), que orienta e acompanha o projeto, realizou um dia de campo na comunidade Passagem para instruir os pecuaristas.

– A adubação de cobertura com componentes orgânicos tem o objetivo de fixar nitrogênio no solo, evitando-se o uso de adubos químicos – afirmou o zootecnista João Ricardo durante o encontro.

No evento, ele repassou dicas de cultivo e manejo na formação da sementeira, que servirá de campo de multiplicação para formar novas áreas e garantir a alimentação do rebanho durante a estiagem. O produtor rural José Alves dos Santos conta que a falta de água vem preocupando a população de Riacho dos Machados.

– O trabalho já desenvolvido e as plantações de palma vão diminuir muito os prejuízos da seca – diz Santos.

O secretário municipal de Agricultura de Riacho dos Machados, José Rubens Teixeira, que também é produtor rural, afirma que a importância do uso da palma é a resistência e a alta produtividade.

– No município vizinho de Catuti, por exemplo, cerca de 3,3 mil plantas foram plantadas para atender mais de mil agricultores. Isso trará como benefício a permanência desses agricultores na região – destaca Teixeira.

Já o secretário de Agricultura do município de Serranópolis de Minas, Élson Carlos Canguss, afirma que a planta é resistente à seca e contribui com o desenvolvimento da região.

– A palma forrageira pode ser usada na conservação e recuperação de solos – diz o secretário.

Sair da versão mobile