1. Morre favorito ao título do Mangalarga Marchador
O garanhão Ômega Bavária, um dos principais candidatos ao título de Grande Campeão da 34ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, morreu ontem, dia 20. Ele tinha cinco anos de idade. O animal havia vencido o prêmio na categoria Cavalo Adulto na semana passada.
2. Mato Grosso do Sul inaugura delegacia contra abigeato
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul inaugurou na quinta, dia 16, uma delegacia especializada em lidar com abigeato, furto de gado. A unidade do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garras) ficará na sede da Associação dos Criadores de Mato Grosso Sul (Acrissul) e contará com uma equipe de investigadores especializados em atender demandas dos produtores rurais.
Os seis cavalos da Polícia de São Paulo que foram enviados ao quarentenário do Ministério da Agricultura em Cananeia, litoral paulista, por terem sido identificados com mormo, serão sacrificados. A informação é do diretor da Coordenadoria de Defesa Sanitária do estado, José Alves de Lima. Os animais foram diagnosticados com a doença há alguns dias, mas foram enviados a Cananeia apenas nesta quinta, dia 23, pois aguardavam autorização excepcional do ministério para serem transportados.
4. Preços do boi gordo começam a ceder
A cotação do boi gordo começa a apresentar sinais de recuo, puxada pela redução nas compras dos frigoríficos, queda do consumo de carne e melhora na oferta de animais prontos. O levantamento é da Scot Consultoria.
5. Frigoríficos continuam pressionando preço do boi gordo
A pressão de baixa sobre as cotações do boi gordo continuou na semana passada, vinda principalmente dos frigoríficos, com a maior parte das indústrias fora do mercado, esperando preços melhores. A análise é da Scot Consultoria. Em São Paulo, na região de Barretos, houve queda no preço do boi gordo, cotado em R$143 a arroba, à vista. As programações paulistas atendem, em média, seis dias. Em Mato Grosso do Sul, os frigoríficos ofertavam até R$ 3 a arroba abaixo da referência.